Sua empresa está preparada para o home office?

Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, o home office se popularizou no universo corporativo. Como resultado, as pesquisas pelo termo “home office” no Google aumentaram: a taxa de interesse chegou a 100%, de acordo com o Google Trends. Inclusive, algumas empresas resolveram adotar o trabalho remoto de forma permanente para alguns de seus departamentos. Isto demonstra que o impacto do home office nas empresas foi positivo, pois foi possível continuar exercendo as atividades laborais e permanecer em segurança. 

Atualmente, com o aumento no número de casos no Brasil, as empresas estão voltando a recorrer ao home office para diminuir o risco de contaminação entre seus colaboradores. Porém, há que se tomar grande cuidado neste momento, pois diversos fatores podem influenciar para que a produtividade caia. Assim, trazemos algumas dicas para você conseguir se manter focado

Crie um ambiente adequado:

Nada de trabalhar de pijama, na cama. Escolha um local de sua casa que lhe ajude a manter-se inspirado e monte sua própria estação de trabalho. É importante que seja um local mais reservado, onde você se sinta à vontade e tenha silêncio.

Priorize suas tarefas:

A criação de listas de afazeres e fluxogramas ajuda muito neste sentido, tanto presencial quanto remotamente. Desta forma, você consegue visualizar melhor o que deve ser realizado. Também é interessante organizar as tarefas por prioridade ou grau de dificuldade, por exemplo.

Seja rigoroso na hora de eliminar as distrações:

Evite utilizar redes sociais durante o período de home office. Especialmente quando estiver no meio de uma tarefa que exija mais concentração, ou tenha um prazo de entrega mais curto.

Deixe claro que você está trabalhando: 

Comunique as pessoas que moram com você (e os vizinhos, se necessário) que você está em horário de trabalho, e mesmo sendo remoto, deve ser levado a sério. Portanto, precisa de compreensão, colaboração e empatia. 

Mantenha contato com seus colegas: 

A troca de experiências sempre é bem-vinda, e durante o home office não é diferente. Todavia, é importante que se atente para não perder o foco, portanto pelo menos durante o horário de trabalho as conversas devem ter um tom mais profissional. 

Garanta sua segurança on-line: 

Segundo o Canaltech, o aumento no uso de ferramentas colaborativas para trabalho e estudo gerou também um aumento no número de ataques cibernéticos. A taxa de ocorrências registradas no segundo semestre de 2020 aumentou 20.000% em relação ao mesmo período de 2019. Além disto, o Brasil foi o quinto alvo mais visado pelos criminosos.

Assim, a escolha da ferramenta de colaboração deve ser feita levando em conta aspectos como usabilidade, tecnologia envolvida e, principalmente, a segurança oferecida.

Como a Seti pode ajudar nesse sentido?

Há mais de 20 anos, a Seti Tecnologia desenvolve soluções para a segurança na Internet. Nosso objetivo é auxiliar o departamento de Tecnologia da Informação das empresas a ter mais segurança em sua rede. Por isto, desde 2019 estamos ajustando nossa empresa e nossos produtos para adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estando assim em compliance com a mesma.

Uma das soluções que desenvolvemos é o S4, um software que conta com um ambiente colaborativo que possui diversas ferramentas e recursos. Desta maneira, seus colaboradores não perdem a produtividade durante o período de home office. Visite nosso site e aproveite para solicitar uma demonstração