O que é ransomware?

Atualmente, o termo ransomware está em alta. Não é por menos: em 2020, o aumento desse tipo de ataque foi de 485%, segundo o site Olhar Digital. Este aumento faz sentido, uma vez que muitas pessoas aderiram ao home office após o início da pandemia do Covid-19. Assim, há mais brechas para os ataques, já que geralmente as conexões domésticas não possuem a mesma proteção que as de uma empresa.

E o que é ransomware? O termo refere-se ao tipo de ataque cibernético no qual o hacker bloqueia o acesso a arquivos da vítima. Normalmente exige-se um pagamento para a liberação dos mesmos. Entretanto, um fator que dificulta nas investigações de ataques ransomware é o fato de que geralmente os criminosos exigem pagamento em criptomoedas, mais difíceis de rastrear.

Quais as consequências para as empresas?

Há empresas que não tornam público o fato de serem vítimas desse tipo de crime. Isto indica que o número de ataques pode ser maior do que o imaginado. Portanto, é cada vez mais importante que as empresas tenham transparência com seus clientes em casos de ataques ransomware.

Ademais, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é imprescindível que as empresas tenham uma proteção adequada das informações que detêm. Pois além das consequências no âmbito jurídico, a imagem da empresa frente a seus clientes e prospects fica extremamente prejudicada, especialmente quando são os dados de terceiros (colaboradores, fornecedores, etc.) que são vazados.

Como a Seti pode ajudar a sua empresa?

A Seti Tecnologia está há mais de 20 anos no mercado, com mais de 1500 clientes satisfeitos. Oferecemos soluções para ajudar as empresas a ter mais segurança de dados e na rede corporativa. Clique aqui para saber mais sobre o S4, nossa solução que conta com Firewall de próxima geração, e proteja sua empresa de ataques ransomware e outras ameaças. Aproveite também para solicitar uma demonstração: teremos satisfação em atendê-lo e iniciar uma parceria com a sua empresa!