Ter um sistema de chamados eficiente em uma empresa é imprescindível. Afinal, é importante haver organização nesse sentido, uma vez que a falta dela possivelmente resultará em clientes e colaboradores insatisfeitos.

O objetivo deste artigo é auxiliar a compreender o que é um chamado e um sistema de chamados. Também se pretende evidenciar os benefícios que uma empresa pode ter ao utilizar um sistema de chamados eficiente, bem como os prejuízos da não utilização.

Mas, afinal de contas, o que é um sistema de chamados?

Os chamados são solicitações organizadas como se fossem tickets e levadas à sua equipe de suporte para que sejam resolvidas. Um chamado padrão geralmente contém: o título da solicitação; uma breve descrição do problema; o status do mesmo; e o número que identifica o chamado, para consulta e acompanhamento.

Um sistema de chamados (ou helpdesk) é uma maneira de otimizar as solicitações recebidas na sua empresa de forma organizada e eficiente. É importante que se escolha um com interface agradável e de fácil visualização e organização.

Quais os benefícios de um sistema de chamados para a empresa?

A utilização de um sistema de chamados adequado oferece diversos benefícios, para a empresa. O principal talvez seja a organização, uma vez que permite acompanhar o status dos chamados que estão em aberto, bem como aqueles já finalizados.

Além do mais, a organização oferecida por um sistema de chamados permite distribuir tarefas e resolvê-las com mais agilidade.

Assim, o grau de satisfação dos clientes e colaboradores aumenta, o que também gera mais confiança e empatia para com a empresa.

Entre outros benefícios, é importante lembrar que, através de um sistema de chamados, também é possível obter métricas. Elas são importantes porque ajudam a compreender qual o grau de satisfação dos clientes em relação ao seu departamento de suporte.

Falando em métricas…

As métricas são indicadores importantes que demonstram o quão eficiente e assertivo está sendo seu atendimento. Algumas delas são: quantidade de chamados abertos e chamados resolvidos, grau de satisfação dos clientes, colaboradores com maior número de chamados solucionados e tempo de resposta. Ainda é possível receber avaliações da parte dos clientes sobre o atendimento.

Dessa maneira, os gestores podem ter mais autonomia no momento de definir estratégias para otimizar o atendimento, bem como eliminar práticas que o prejudicam.

Conheça o módulo de Helpdesk do software SM

A Seti Tecnologia é desenvolvedora do software SM, que é comercializado em módulos, de acordo com a necessidade do cliente. O módulo de Helpdesk possibilita maior organização no atendimento dos chamados recebidos. Além disto, permite que o cliente avalie o atendimento. Também possui integração com e-mail, base de conhecimento e portal exclusivo para o usuário, entre outros recursos.

Vale lembrar que o SM possui um aplicativo para iOS e Android. Assim, além de utilizar na Web, você pode baixá-lo e acompanhar os chamados recebidos em um smartphone ou tablet, com mais praticidade.

E na sua empresa, como se costuma fazer o controle dos chamados recebidos? Atualmente, é possível visualizar como está o andamento de cada um deles e receber feedback? Ainda não?

Então, entre em contato conosco para saber mais ou solicite uma demonstração (sem compromisso comercial) com um de nossos consultores!

Fique ligado, pois no próximo artigo, falaremos sobre a importância de uma política de spam bem configurada. Não deixe de acompanhar!

Até a próxima!