Toda empresa possui uma infraestrutura. De acordo com o Sebrae, esta refere-se a todos os ativos da empresa, que possibilitam que ela funcione normalmente. E é difícil pensar em uma infraestrutura que não inclua equipamentos eletrônicos – como telefone, computador, modem, etc.. Por isso, é importante realizar o monitoramento dessa infraestrutura, que engloba todos os ativos da empresa.

Este monitoramento consiste em acompanhar o status de cada um dos dispositivos em tempo real. Assim, é possível garantir que tudo esteja funcionando adequadamente, com eficiência e segurança. Porém, muitas vezes pode ser difícil administrar todos esses equipamentos: além de trabalhoso, é necessário investir algum tempo.

Então, agora que se tem uma ideia do que compõe uma infraestrutura de TI, e o que seria monitorar a mesma, vamos às vantagens e desvantagens de monitorá-la. Em seguida, mostraremos como o software SM pode ajudar a sua empresa a fazer um monitoramento eficiente, de forma a agilizar os demais processos e demandas. Vamos lá?

Quais as vantagens de monitorar?

O monitoramento da infraestrutura geram diversas vantagens para a empresa. Entre elas, a otimização do trabalho dos colaboradores da empresa. Confira a seguir.

Possibilidade de antever possíveis erros e preveni-los

Quando se tem uma visão em tempo real de todos os ativos, através do monitoramento de infraestrutura é possível perceber com antecedência potenciais falhas ou erros. Isto permite tomar ações para preveni-los. Ou, ao menos, impedir que se tornem críticos para as operações da empresa. Afinal, dependendo da gravidade, um erro pode trazer grandes prejuízos. E isto nos leva ao próximo ponto.

Otimização de recursos financeiros

A possibilidade de antever-se a erros e falhas que interferem nas operações da empresa permite evitar gastos desnecessários. Dessa maneira, o monitoramento de infraestrutura possibilita que se invista no que de fato é importante e relevante no momento, ao invés de adiar devido a algum imprevisto.

Mais eficiência e produtividade dos colaboradores

Uma vez que há mais organização dos dispositivos, a produtividade dos colaboradores também melhora. A área de TI, em especial, é mais beneficiada com o monitoramento da infraestrutura, e pode prestar um serviço cada vez melhor para os demais colaboradores da empresa, bem como para os clientes. Isto porque os indicadores que se obtém por meio de sistemas que fazem esse monitoramento são muito úteis e permitem ótimos insights.

Quais os riscos ao não fazer o monitoramento de infraestrutura?

Utilizar um sistema para monitoramento de infraestrutura eficiente possibilita diversos benefícios. Por outro lado, não utilizar pode causar problemas e prejuízos; veja alguns a seguir.

Maior exposição a riscos

Alguns métodos utilizados não permitem tomar atitudes para prevenção de possíveis riscos, pois simplesmente não são tão eficazes em indicar ameaças iminentes. Assim, gasta-se mais tempo para solucionar erros e falhas. Além disso, pode haver uma pressão maior sobre os profissionais de TI. Isto porque os demais colaboradores dependem do bom funcionamento da estrutura como um todo.

Não é possível obter métricas

Outra desvantagem ao não utilizar um sistema para monitorar a infraestrutura é a ausência de métricas. Isto deixa os gestores de TI desamparados nesse sentido, uma vez que não há como mensurar de forma prática como está a infraestrutura.

Aumento de custos

Outra consequência da falta de monitoramento é o aumento dos custos, uma vez que não se pode prever possíveis falhas e acidentes na infraestrutura de TI. Logo, a chance de imprevistos acontecerem é maior, o que exige mais gastos.

Quais as vantagens de se utilizar o software SM para monitoramento?

O software SM, desenvolvido aqui na Seti Tecnologia, possui um módulo específico para monitoramento. Já em compliance com a LGPD, o SM pode ajudar sua empresa com o monitoramento de infraestrutura, para que você possa dedicar-se a outras demandas com mais tranquilidade.

Vale lembrar que o SM possui um aplicativo para iOS e Android. Assim, além de utilizar na Web, você pode baixá-lo e monitorar a infraestrutura de TI em um smartphone ou tablet, tendo mais praticidade.

Ficou interessado nas nossas soluções? Então, entre em contato conosco para saber mais ou solicite uma demonstração com um de nossos consultores! Será uma alegria atendê-lo.

Obrigado por acompanhar o nosso blog. No próximo post, falaremos sobre a importância da auditoria de e-mails. Não perca!

Até a próxima!