Mulheres na TI: há ainda muito a ser feito

O Dia da Mulher vem chegando e, com ele, muitas reflexões são evidenciadas, principalmente, sobre o papel do público feminino no mercado de trabalho. Quando se trata do segmento de TI, há ainda muito a se fazer.

O ponto de partida é o reconhecimento das realizações associadas às mulheres ao longo da história. Poucos sabem, mas, segundo diversos especialistas, devemos a uma mulher, mais precisamente à Condessa de Lovelace, Augusta Ada King, a criação do primeiro algoritmo. Mesmo antes da existência dos computadores, ela escreveu uma sequência de cálculos, que, mais tarde, foram comprovados.

Além da Condessa, outro nome que merece destaque é o da irmã Mary Kenneth Keller. Cabem a ela contribuições importantes que levaram à concepção da linguagem de programação Basic. Nesse resgate histórico, também vale citar as funcionárias da Nasa Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Juntas, as cientistas foram essenciais no projeto que levou o astronauta John Glenn a ser o primeiro homem a entrar na órbita da Terra, em plena corrida espacial, na década de 1960.

Mesmo com tantos feitos incríveis, as mulheres ainda precisam lutar pelos seus espaços no mundo da tecnologia. Nas inovadoras empresas do Vale do Silício, nos Estados Unidos, somente 11% dos cargos executivos são ocupados por representantes do sexo feminino. Já na Tecnologia da Informação, elas representam apenas 1/4 dos profissionais em atuação. Isso sem contar o descrédito e o sexismo que muitas precisam enfrentar ao ingressar nesse universo.

Mas, apesar dos números ainda inferiores quando comparados à presença masculina, tudo indica que as mulheres vão conquistar cada vez mais espaço ao longo dos próximos anos. Em funções como a de user experience designer e de web developer o aumento na quantidade de profissionais é significativo e alcançou, respectivamente, 60% e 40%. Outro dado animador: até 2020, devem ser abertas 1,4 milhão de vagas de emprego no setor de informática.

Aproveitando esse gancho, nós, da Seti, fazemos questão homenagear todas as mulheres e, em especial, às que tanto contribuem para o desenvolvimento do meio da TI. Não há dúvidas da importância de vocês! Parabéns pelo Dia da Mulher e por todos os feitos, ao longo da história, que mudaram e continuam a transformar o mundo!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as mulheres no mundo da tecnologia, então não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais informações como esta e curtir nossa página no Facebook!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *