5 dicas para minimizar os riscos e ameaças de segurança nas empresas

O grande aumento de novas tecnologias de automação, interação digital, comunicação e mobilidade, vêm contribuindo para que empresas de todos os portes se modernizem, tornando seus negócios mais digitais. Atualmente empresas e startups surgem apenas com a utilização de novas tecnologias, mas para isso é necessário a utilização de diversos recursos tecnológicos como, desktops, smartphones, tablets e uma grande variedade de softwares, tudo isso ligado a uma rede de alta disponibilidade.

É devido a grande utilização destes ativos digitais, que as empresas necessitam de uma segurança cada vez mais inteligente e reforçada. Ameaças de segurança como ciberataques podem trazer diversos problemas para uma organização como, roubo de dados, exposição de conteúdos sigilosos, perda de dinheiro e sua credibilidade diante do mercado.

Desta forma, políticas de proteção devem ser adotadas para que cibercriminosos não encontrem brechas e vulnerabilidades nos sistemas da empresa. Mas antes mesmo de adotar políticas de proteção, medidas podem ser tomadas internamente para evitar isto, por isso vamos dar 5 dicas que podem mitigar os riscos e as ameaças de segurança na sua empresa.

 

1. Gerenciamento de dispositivos móveis

É comum a utilização de smartphones e tablets como ferramentas de trabalho atualmente, estes dispositivos trazem diversos benefícios no ambiente corporativo e agilizam tarefas que antes demandavam muito mais tempo de execução, estes benefícios aumentam a produtividade e a mobilidade dos funcionários para as empresas.

Mas com o aumento da utilização desses dispositivos, os riscos também aumentaram, deixando brechas para que ataques possam ser feitos por criminosos. Por isso, é importante a utilização de ferramentas que fazem o gerenciamento destes dispositivos ou então que controlem o acesso a rede como, por exemplo, o hotspot que disponibiliza rede Wi-Fi com controle e segurança.

 

2. Controle de acesso à internet

Com o acesso impróprio de conteúdos, varias brechas podem ser abertas aumentando a vulnerabilidade da rede de uma empresa, desta forma dados importantes podem ser roubados, resultando em diversos outros problemas. Sendo assim, o controle e o monitoramento do conteúdo que é acessado na empresa é de suma importância.

Existem softwares para controle de internet, que possibilitam diversas políticas de acesso, sejam elas por usuários ou por grupo de usuários, desta forma sua empresa pode liberar ou negar o acesso de determinado conteúdo para cada departamento da empresa, liberando apenas sites que são realmente importantes para o desempenho de determinada função.

 

3. Utilização de VPNs

Um modo de garantir um acesso mais seguro a rede, protegendo os dados das empresas, é incentivando a utilização de VPN, quando funcionários utilizam dispositivos móveis para acessar informações corporativas.

Softwares como o S4, além de diversos módulos contam também com ferramentas como o VPN, que permite conectar a rede da empresa a escritórios remotos, interligar sedes e filiais ou permitir que funcionários externos acessem serviços exclusivos da rede interna, através de uma conexão segura e eficaz.

 

4. Gerenciador de Senhas

É bastante comum um usuário utilizar a mesma senha para diversos serviços que são necessários para desempenhar seu trabalho, porém muitas vezes estes acessos contêm informações muito importantes para empresa, e caso um hacker consiga obter este acesso ele terá também o acesso de todas as outras contas. Desta maneira, é muito importante que além de criar uma senha forte o usuário também tenha senhas diferentes, e para facilitar isto existem gerenciadores de senhas que criam novas senhas mais difíceis de serem adivinhadas, salvando para cada uma de suas contas.

 

5. Instalação de Antivírus

Mesmo esta sendo uma opção muito comum atualmente, ainda existem muitas empresas que esquecem deste detalhe, por isso é sempre importante verificar se todos os dispositivos que são utilizados pela empresa têm algum antivírus instalado, sejam eles desktops, smartphones ou tablets. Além da instalação também é muito importante mantê-los devidamente atualizados.

Achou interessante o conteúdo de hoje? Então não se esqueça de assinar a newsletter para receber mais dicas e curtir a nossa página no Facebook!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *