Planejamento Estratégico de TI

Ouvimos muito falar em planejamento estratégico, principalmente neste período do ano, onde os planejamentos, orçamentos e projetos do ano seguinte já começam a ser estudados.

O departamento de tecnologia tem se tornado cada vez mais estratégico e fundamental na gestão das organizações, por isso é importante um bom planejamento neste setor para garantir o bom funcionamento dos demais setores.

Na prática, isso consiste em alocar corretamente os recursos, como infraestrutura, orçamentos e pessoas, agindo como aliada á gestão estratégica dos negócios da corporação.

 

Por isso, vamos a algumas dicas para garantir um planejamento eficiente focado em trazer resultados para a organização como um todo:

 

1. Redução de Custos

Quando um planejamento estratégico de TI é feito, a empresa se organiza melhor  de forma que possa emitir relatórios e permitir controlar os gastos dos departamentos, remanejando recursos e alinhando os investimentos de acordo com os objetivos das organizações.

Desta maneira, a empresa pode verificar seu faturamento e seus gastos como um todo, podendo assim administrar os orçamentos de uma forma mais assertiva, estabelecendo o que é prioridade e reduzindo os custos.

 

2. Otimização da Segurança da Informação

Uma estratégia de TI bem formulada tem como foco a organização e o controle principalmente, isto quer dizer que todas as áreas podem ter um controle maior através desse planejamento, inclusive os dados corporativos de todos os departamentos, garantindo assim a segurança da rede.

Para um controle maior, existem softwares que disponibilizam recursos de monitoramento e análise de rede, facilitando este planejamento estratégico.

 

3. Visão Ampla da Empresa

Fazendo um planejamento estratégico de TI é possível ter uma visão geral de todos os recursos tecnológicos da empresa. Sendo assim, a área de TI passa a auxiliar diretamente nos resultados de cada setor.

Para uma gestão mais eficiente destes recursos a área de Tecnologia pode utilizar ferramentas de Monitoramento de TI, que além de monitorar todos os hardwares e softwares da empresa, também utilizam recursos de inventário, help desk, gestor de logs, alertas, entre outros módulos que facilitam a gestão da organização.

 

4. Gestão de Prioridades

Através de um planejamento estratégico de TI, pode-se obter uma gestão de prioridades dos recursos da organização. Verificando assim, quais os investimentos devem ser feitos primeiramente e quais deles não têm a necessidade imediata.

Por isso, também vale a pena manter um inventário de todas as ferramentas tecnológicas que são utilizadas pela empresa, facilitando assim esta gestão.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Então não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais informações como esta e curtir nossa página no Facebook.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *