Uma gestão de TI proativa

Atualmente é muito difícil imaginar uma vida sem tecnologia, ela está presente no dia a dia de todos nós, seja para preparar uma refeição, ouvir músicas ou fazer uma simples compra de algum produto. Pensando desta forma, para as empresas não é diferente, e muitas vezes exige um grande número de tecnologias para o bom funcionamento da mesma.

Para que todas essas tecnologias estejam em perfeito funcionamento e que sejam adequadas para cada área da empresa, é necessário que exista uma boa infraestrutura de TI.

Porém o que é exatamente a infraestrutura de TI? Basicamente, existem alguns componentes principais que compõem esta infraestrutura, são eles: hardware, sistemas operacionais, softwares e demais aplicativos, gerenciamento de dados e armazenamento, redes e plataformas de comunicação, plataformas de internet e serviços de sistemas integrados. E assim como qualquer outra área da empresa ela precisa ter uma boa gestão para que tudo isso funcione corretamente.

A criação de uma gestão de TI proativa é apontada como uma forma de tornar o ambiente corporativo mais eficaz e com uma quantidade menor de problemas. Em empresas onde isso ocorre, o impacto causado pela interrupção de servidores, queda de sistemas ou falhas de segurança tende a ser menor, uma vez que técnicos conseguirão rastrear pontos que necessitam de atenção com mais agilidade e, assim, aplicar as correções rapidamente.

A gestão de TI proativa vai contra uma rotina de manutenção de software em que os problemas são solucionados apenas após a sua ocorrência. Ela busca identificar problemas rapidamente, de tal forma que o seu impacto na execução de serviços seja o menor possível.

Para facilitar essa gestão proativa existem softwares que ajudam a gerenciar a TI de forma centralizada, com diversos recursos que agregam valor a toda organização.

 

Vamos citar algumas dicas que podem auxiliar a gestão proativa de TI utilizando estes recursos.

 

1. Importância da prevenção de falhas e incidentes para o bom funcionamento dos departamentos

Um funcionário que não pode trabalhar por que sua máquina não está funcionando, pode custar muito caro para a empresa, afinal tempo é dinheiro, por isso é importante que problemas sejam prevenidos ao invés de serem corrigidos todas as vezes. No entanto, através de recursos de monitoramento é possível detectar problemas na sua fase inicial verificando hardwares e softwares de toda a empresa, utilizando uma única interface, isso faz com que o problema seja identificado rapidamente, e as vezes é possível também prevenir o erro antes mesmo dele ocorrer, pois através deste monitoramento consegue-se verificar o histórico de hardwares e softwares e qual a saúde deles.

 

2. Importância na troca de informações entre todos os setores

Recursos de TV corporativas podem auxiliar na troca de informações nas empresas, isso porque elas permitem a criação de múltiplas programações com regras customizáveis para serem exibidas em TV’s pelos departamentos da empresa. Onde podem informar sobre infraestrutura, vendas, metas e fechamentos para a equipe comercial ou mesmo boas vindas na recepção. Isso agiliza e facilita os informativos que são repassados para toda a empresa.

 

3. Importância na organização interna de chamados

A organização de chamados internos através de recursos de Helpdesk facilitam o controle e o registro dos chamados feitos pelo usuários para o departamento de TI. Além disso contém uma base de conhecimento para auxiliar usuários e técnicos na solução de problemas em tempo hábil.

Estas são apenas algumas soluções que podem auxiliar em uma gestão proativa de TI. Se achou o conteúdo interessante e quer receber mais dicas como estas, então não esqueça de assinar nossa newsletter e curtir nossa página no Facebook.

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