5 segredos para uma gestão inteligente de TI

Com o grande crescimento da Tecnologia da Informação, qualquer empresa independente do ramo ou porte necessita de profissionais que tenham conhecimento nesta área em expansão. Existem diversas ferramentas que auxiliam e que são essenciais para melhorar o desempenho de uma empresa.

No entanto, para que tudo funcione corretamente é preciso também uma boa gestão dos profissionais de TI.

 

Por isso, separamos 5 dicas que podem ajudar na hora de gerenciar uma equipe de TI de forma inteligente, visando o crescimento profissional e organizacional.

 

1. Ter um gestor estratégico

Um gestor estratégico é alguém que entende as estratégias da empresa e trabalha de modo a colaborar com a geração de negócios. Um bom profissional precisa conhecer todos os processos da empresa, acompanhar o mercado e as novas tecnologias. Além disso, precisa ter um planejamento adequado sobre a capacidade de atendimento do setor, identificar e minimizar os riscos que envolvem o negócio, acompanhar o desempenho das equipes por meio de indicadores de performance, e administrar prazos.

 

2. Organização dos processos internos

Uma das práticas básicas para o gerenciamento da equipe de TI é a otimização e a organização dos processos internos, que ajudam a eliminar retrabalhos, desperdícios e falhas através de uma boa avaliação das atividades rotineiras. Tendo assim uma visão geral de todas as informações e processos que estão sendo executados.

Para isso, é preciso realizar um mapeamento destes processos, avaliar as tarefas do dia a dia e eliminar as que não são necessárias, incluindo a preparação de diversos relatórios, apresentações e e-mails, que não trazem valor e, principalmente, não fundamentam a tomada de decisões estratégicas.

 

3. Investimento em Infraestrutura e nas ferramentas adequadas

É imprescindível adotar novas tecnologias, como softwares de gerenciamento que garantam mais informações e produtividade da equipe de modo geral, de forma que os profissionais sejam destinados a tarefas realmente relevantes, valorizando assim o capital humano. Sendo assim, é importante propiciar condições adequadas para o trabalho, principalmente em áreas de grande complexidade técnica, como TI.

Utilizar softwares de gerenciamento de TI facilitam a busca por problemas internos ajudando assim os profissionais desta área a ter uma rápida resposta, justificando o investimento. Softwares como o SM, podem fazer o monitoramento de hardware e softwares de toda a empresa, além de ter diversas outras funcionalidades como o inventário, análise de rede, help desk, notificações, entre outras.

 

4. Boa comunicação!

É fundamental que o gestor de TI mantenha uma boa comunicação com a equipe, de maneira que saiba como orientar e direcionar os esforços de acordo com a demanda. Algumas tecnologias facilitam este trabalho como Skype (desde que com monitoramento), Chats Internos, newsletter e outros meios que garantam a qualidade na troca de informações. Outra ferramenta que pode e deve ser utilizada pelo gestor de TI são as reuniões gerenciais, que servem para informar, atualizar, orientar e direcionar as atividades da equipe conforme sua demanda. Para estas reuniões serem efetivas, devem ser abertas para a troca de ideias e sugestões, fortalecendo assim o trabalho em equipe e a integração entre os colaboradores.

 

5. Desenvolvimento da equipe

Incentivar a obtenção de certificações é uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade. É preciso adotar políticas de treinamento e desenvolvimento da equipe para potencializar talentos e gerar maiores resultados. Além de elaborar um planejamento específico, partindo da análise de perfil de cada colaborador, a fim de identificar fraquezas, limitações e potencialidades. Desse modo, é possível atuar no aperfeiçoamento de todos, considerando as individualidades, e formar equipes ainda mais preparadas e competentes. A empresa pode motivar concedendo apoio financeiro ou mesmo trazendo treinamentos para o ambiente de trabalho, mas o líder também pode ajudar colocando o desenvolvimento como um dos indicadores de desempenho.

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