Como escolher uma boa solução para segurança da informação?

Quando se fala em segurança da informação, automaticamente lembra-se de espionagem industrial e roubo de dados das empresas. Isto se tornou algo comum hoje em dia, onde empresas tentam sobressair-se sobre seus concorrentes a qualquer custo.

Porém, esses não são os únicos fatores que estão ligados a segurança da informação, como já vimos no nosso blog em 7 motivos para investir em segurança da informação, existem diversos fatores que influenciam no bom funcionamento das organizações, como, prevenir-se contra ataques cibernéticos, proteger a imagem da empresa e até mesmo estar em conformidade com a lei.

 

Mas como escolher a melhor solução de segurança da informação para o seu negócio?

Para estar mais seguro da solução que você pode implementar na sua empresa, separamos abaixo algumas dicas que o ajudarão a tirar as dúvidas e escolher o que é mais importante quando se trata deste assunto.

 

Constante evolução

Uma boa solução tanto para segurança da informação como para qualquer outro tipo de melhoria na sua empresa, precisa sempre estar evoluindo. Para isso, é necessário avaliar se a empresa que desenvolve essa solução, está atualizada com as tecnologias mais atuais, e também se seus profissionais trabalham de acordo com a evolução do mercado. Procurando sempre melhorar o que já existe e criando novas formas de se proteger contra ataques cibernéticos e outras ameaças.

 

Equipe preparada

Grande parte das soluções para segurança da informação são feitas através de softwares, porém por trás destes sistemas existe toda uma equipe de desenvolvimento, suporte ao cliente e implantação além de outros profissionais, que devem estar preparados e ter conhecimento pleno do produto para auxiliar caso ocorra algo de errado com os dados de sua empresa, dando assim a confiabilidade necessária para a escolha da solução.

 

Funcionalidades integradas

Existem softwares que são específicos para segurança, porém se uma pesquisa um pouco mais aprofundada for feita, pode-se encontrar algumas soluções que além de proteger os dados da sua empresa, têm diversas outras funcionalidades integradas no mesmo sistema. Um exemplo disto, são os softwares para controle de acesso à internet, que contam com funções de firewall, e-mail server, anti-spam, controle de Skype e diversas outras funcionalidades unificadas em uma única interface.

Facilitando assim, o gerenciamento de toda a internet da empresa e ainda protegendo os dados e outras informações importantes para a organização. Isto deve influenciar muito na hora de tomar a decisão da solução ideal para seu negócio.

 

Disponibilidade de recursos internos

Antes de verificar as funções disponibilizadas pela solução, é necessário levar em conta os recursos tecnológicos internos da sua empresa. Uma solução de segurança da informação muitas vezes necessita de profissionais especializados para lidar com a carga de trabalho, além de entender se sua empresa possui a capacidade de implementar a solução ou se será mais vantajoso contratar empresas externas que realizem este procedimento.

Desta forma, é importante também optar por soluções que são intuitivas e tem uma fácil administração, além de recursos para implantação e suporte já inclusos na mesma ferramenta.

 

Preço x Qualidade

Existem diversas soluções no mercado para segurança da informação, cada uma com suas vantagens e com suas precificações. No entanto, muitos gestores ainda decidem as ferramentas que utilizarão verificando apenas o valor que será pago ou porque foram indicadas por algum conhecido, não que isso esteja totalmente errado, porém nem sempre a melhor solução é a com valor mais alto ou ainda a mais barata.

Por isso, é imprescindível analisar todos os recursos que são disponibilizados pela ferramenta e além disso avaliar itens relevantes como os que foram mencionados acima, para se certificar de que a solução escolhida será a melhor e com o melhor custo-benefício para a sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então não se esqueça de assinar a newsletter para receber mais dicas e curtir a nossa página no Facebook!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *